O gênio do crime – Uma aventura da turma do Gordo (João Carlos Marinho, Editora Global)

O livro é antigo e já fez parte da infância de muitas gerações de brasileiros. Da minha também. Depois de muito se falar sobre ele no curso de literatura infantil que fiz com o escritor Claudio Fragata, em 2017, resolvi reler O gênio do crime. E confesso: na pele de uma adulta, com certeza bem mais chata do que a garota de 10 anos que já fui, demorei para me envolver com a história.

Até mais ou menos a metade do livro, não me empolguei. Mas parei para refletir. Essa reação diferente se deve a muito mais do que algumas décadas acumuladas nas costas. Talvez seja um reflexo da mente inquieta que desenvolvemos ao sermos bombardeados por filmes, novelas, programas de TV, vídeos… Todos com cenas rápidas, muito movimento, ação. O gênio do crime segue em um ritmo mais devagar até seu ápice, além da metade da história.

É por tudo isso, e por ser um clássico impecável da literatura infantojuvenil brasileira, que recomendo. Pais, mães, tios, avós, padrinhos: presenteiam a criança da sua convivência com essa obra de João Carlos Marinho. Se ela não entender muito bem o quanto as figurinhas moviam as crianças de antigamente, explique. Se ela tiver dificuldade em avançar na história, não a culpe. Leia com a sua criança. Relembre a infância. Divirtam-se. Juntos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s