História do novo sobrenome (Elena Ferrante, Editora Biblioteca Azul)

E lá vou eu, mais uma vez, falar de Elena Ferrante. Acabo de ler as quase 500 páginas do segundo livro da tetralogia napolitana dessa escritora italiana e misteriosa: História do novo sobrenome (para que ainda não viu, clique aqui e confira meu post sobre o primeiro livro da tetralogia, A amiga genial).

Logo que iniciei a leitura de História do novo sobrenome, postei no Facebook: eu, Elena, Lila e Lenu poderíamos nos fazer companhia noite adentro entre palavras. E foi assim que aconteceu. Perdi algumas horas de sono na companhia das duas amigas. Simplesmente porque não se vê o tempo passar na escrita de Elena, tamanho é o envolvimento que ela é capaz de causar no leitor.

A história continua do ponto onde A amiga genial parou: Lila, recém-casada com Stefano, precisa encarar uma realidade de vida a dois bem diferente da que ela imaginava (o que começa a se configurar ainda na festa dessa união pra lá de napolitana, como você leu nas últimas páginas do primeiro romance); Lenu segue a vida de estudante e, durante a narrativa em primeira pessoa, deixa cada vez mais claro o sofrimento que a amizade com Lila traz a ela (seja por inveja, comparações, amores ou pela falta que a infância ao lado da amiga faz).

História do novo sobrenome é fenomenal, mas um tantinho (bem pequeno) a menos do que A amiga genial. O impacto do primeiro livro da tetralogia é muito forte e difícil de ser superado.

Acabo de iniciar a leitura do terceiro livro da série, História de quem foge e de quem fica. Foi impossível colocar outra leitura no meio antes de voltar para a narrativa de Elena Ferrante. Sinto que seria amiga de Lenu facilmente – e que também sentiria certa inveja de Lila, apesar de todo o sofrimento que ela enfrenta ao longo de História do novo sobrenome. Veja o tamanho da confusão que Elena Ferrante faz com minha cabeça… Ela continua tirando meu fôlego a cada capítulo.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s