Diário de um Banana – Apertem os cintos (Jeff Kinney, Editora V&R)

Se eu disser que o volume 12 da série Diário de um Banana não é divertido, estarei mentindo. Mas não é nenhuma injustiça concluir que a fórmula de Jeff Kinney, o criador de Greg Heffley (o Banana), está começando a se esgotar, especialmente em Apertem os cintos.

No mais novo diário de Greg, o que se vê é o retrato de uma típica família norte-americana que não faz a menor ideia de como se divertir em um país tropical. Os Heffley, cansados de toda a correria que envolve a última semana do ano (entre Natal e Ano-Novo), decidem viajar rumo a um resort – o mesmo onde os pais de Greg passaram a lua de mel. A ideia é fugir do frio e aproveitar ao máximo a praia e as piscinas de um paraíso tropical.

Mas é claro que eles não estão preparados para isso. As confusões começam no caminho para o aeroporto. Jeff Kinney dedica páginas e páginas à descrição de Greg sobre sua primeira viagem de avião, o que se torna bastante cansativo. Já no resort tropical, a família começa a se meter nas mais variadas enrascadas – também um tanto cansativas e cheias de mais do mesmo.

Talvez minha insatisfação, em parte, se deva a um cenário de história que não faz muito sentido para minha cabeça brasileira – achar que um resort tropical, por mais lotado que esteja em um fim de ano, possa ser problemático. Mas tendo a acreditar que Diário de um Banana precisa ter um fim. Ou encontrar outro rumo para Greg e os Heffley. Já não sei mais se a decisão de nunca deixar Greg crescer, o que criaria novas possibilidades de história, foi acertada. Vamos ver o que Jeff Kinney nos trará em 2018.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s