As aventuras do Capitão Cueca (Dav Pilkey, Companhia das Letrinhas)

Foi com espanto e certa resistência que iniciei a leitura da primeira história do Capitão Cueca, que ganhou versão animada para os cinemas recentemente. Meu pé atrás nada teve a ver com o título: um dos melhores recursos para chamar a atenção de uma criança em uma história é justamente o inusitado, como um herói que se veste apenas com uma cueca. O problema foi com o início do livro 1, quando a primeira HQ criada pelas crianças Jorge e Haroldo se mostra cheia de erros de grafia.

Sob o nome de As aventuras muito iradas do Capitão Cueca, os quadrinhos trazem palavras como “justissa” “foçe” “incolhido”. Imagino que a intenção do autor seja mostrar que os dois meninos ainda não sabem escrever direito. Mas, pensando no universo brasileiro da educação e do hábito da leitura em nosso país, considero a decisão um desserviço. Especialmente porque as palavras escolhidas para serem grafadas da forma incorreta costumam caracterizar erros comuns de escrita (até entre adultos brasileiros).

Impacto inicial ruim superado (eu precisava seguir em frente na leitura de Capitão Cueca para uma reportagem na revisa Recreio, onde sou redatora-chefe), fui surpreendida com uma aventura que realmente vale a leitura. Gargalhadas são garantidas, especialmente depois que o diretor da escola onde Jorge e Haroldo estudam se transforma, sem querer, no incrível Capitão Cueca.

Leve seu filho ao cinema para ver o filme. E, na saída, passe na livraria mais próxima para apresentar a ele a sequência de livros. Você estará conquistando um novo leitor para o nosso time de apaixonados por livros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s