Peixe fora d’água (Lynda Mullaly Hunt, Editora Rocco)

Dislexia. Você já deve ter ouvido falar disso. Ou até tenha alguém por perto, na família ou entre amigos, que tenha essa condição cerebral que dificulta a aprendizagem. Afinal, no Brasil, 4% da população tem dislexia, segundo censo de 2010 do IBGE. Esse também é o tema do livro infantojuvenil Peixe fora d’água.

A história é narrada por Ally, uma garota que desenha muito bem, mas não consegue aprender a ler e a escrever direito. E escrita pela autora Lynda Mullaly Hunt, que, ao final do livro, explica um pouco do que ela mesma sofreu na escola.

Na ficção, a situação de Ally só piora a cada troca de escola e a cada encontro com professores que não conseguem perceber o que realmente se passa com essa garota. Até que, finalmente, um novo professor enxerga além dos erros e da aparente falta de dedicação de Ally. O olhar correto de um profissional preparado faz toda a diferença para a vida dessa garota e traz a autoaceitação que ela precisa ter com a própria condição.

Peixe fora d’água é altamente recomendável para crianças com ou sem dislexia, para pais com ou sem filhos nessa condição e, sem qualquer dúvida, para todo tipo de professor. No mínimo, você acabará o livro com um belo exemplo de aceitação e boa convivência com as diferenças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s