Cidade dos etéreos – Livro II da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares (Ransom Riggs, Editora Intrínseca)

Se você está esperando por um livro espetacular, como O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares (clique aqui para ler meu texto sobre a obra), tenho duas notícias: uma boa e outra ruim. A ruim é que todo o suspense até que Jacob descobrisse que ele também é um peculiar ficou para trás, junto com a adrenalina maravilhosa dessa jornada. A boa é que, apesar da falta que toda aquela expectativa faz, Cidade dos etéreos ainda é um livro que vale muito ser lido.

Jabob e os peculiares reaparecem no ponto em que a primeira parte da história parou: eles deixam a fenda temporal para trás e precisam descobrir, em uma viagem muito perigosa, o que está acontecendo com o mundo peculiar, especialmente com as ymbrynes.

A viagem os coloca, diversas vezes, frente a frente com o risco real de morte. E, como o nome do livro entrega, etéreos estão por todo lado. Graças a essa presença pra lá de indesejada, Jacob perceberá que seu dom peculiar vai muito além de apenas saber que uma criatura está por perto.

As incríveis e perturbadoras fotografias reais, garimpadas pelo autor e outros colecionadores ao longo de anos, seguem sendo um dos pontos altos da obra. Mas, ainda no clima das notícias boas e ruins, um detalhe da história me incomodou: no momento em que Jacob começa a desenvolver cada vez mais seu dom peculiar, ele descobre uma nova capacidade de comunicação, levando minhas referências diretamente para a série Harry Potter. Ransom Riggs tinha um mundo fantástico e totalmente único para explorar sem cair, de propósito ou não, em qualquer conexão com o ainda mais maravilhoso universo de J.K. Rowling.

Nesse momento, estou lendo o terceiro livro da série, Biblioteca de Almas. Volto em breve para comentar!

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s