A amiga genial (Elena Ferrante, Biblioteca Azul)

Entrei no mundo da escritora italiana Elena Ferrante quase que por acaso. Um dia, chegou à redação da Recreio, como cortesia da editora, o livro A filha perdida (clique aqui para ler meu post sobre essa obra). A sinopse da história nada tinha a ver com o mundo infantil da Recreio (a não ser pelo fato de existir uma criança e uma boneca), mas me deixou curiosa. Semanas mais tarde, leitura finalizada, cá estava eu: fisgada, acho que para sempre, pelo estilo de Elena, que literalmente tira o meu fôlego.

Decidi procurar outro livro dessa italiana e encontrei, em uma promoção no Kindle, A amiga genial, que ficou dormindo no aplicativo por meses. Até que, duas semanas atrás, retomei o universo napolitano. Que perturbador! Em dois sentidos: sinto uma perturbação real causada pela infância, adolescência, amizade e futuro de Lila e Lenu, as personagens principais; ao mesmo tempo, estou me controlando, em uma perturbação literária, para não me trancar em casa e ler os próximos três livros (do que é chamado de série napolitana) o mais rápido possível.

Se você está atrás de algo que remova o seu conforto de leitura, faça uma visita a Nápoles de Elena Ferrante. Quem já esteve na cidade italiana pessoalmente, como eu, terá um gostinho a mais de perturbação!

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s