A cor de Coraline (Alexandre Rampazo, Editora Rocco)

Uma palavra define A cor de Coraline: genial! O livro é ao mesmo tempo simples, óbvio (no sentido de: por que nunca pensei nessa abordagem antes?), acessível para uma criança e incrível!

Breve sinopse: um amigo de escola pede a Coraline um lápis cor de pele emprestado; é então que a garota se põe a pensar em um como um único lápis poderia traduzir todas as cores de pele de todas as pessoas do mundo.

As ilustrações do próprio Alexandre Rampazo ajudam o leitor a embarcar com Coraline em pensamentos que vão do real ao imaginário.

E aí, qual é a sua cor de pele? Ela pode ser definida por um só lápis dentro de uma caixa de 12 cores? Acho que não, né?

Viva Coraline e a diferença!

3 comentários

  1. A escola da minha filha indicou este livro como leitura ligada ao Dia da Consciência Negra, o que eu e minha esposa consideramos um equívoco, já que o livro é de consciência humana, ele prega que todos são iguais, uau, mas isso não é consciência negra…
    Além disso é escrito por um branco… Ora, qual é a dificuldade de se colocar um autor negro? São inúmeros… Em que pese eventual maior qualidade do livro, é de branco pra brancos, positivo mas não insere nenhuma cultura negra, apenas prega a igualdade, a meu ver a escola não cumpre seu papel…
    Aliás é importante colocar escritores negros não só relacionados ao dia… Enfim, fica pra debate.

    Curtir

    1. Guilherme, concordo que deveriam existir mais autores negros escrevendo histórias como esta, mas não acho que é preciso ser negro para lutar contra o racismo, assim como não é preciso ser gay para lutar contra a homofobia. Mas, me diga: que livro infantil escrito por um negro você gostaria que a escola tivesse indicado para sua filha? É sempre bom conhecer mais opções de leitura.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s