Todos de pé para Perry Cook (Leslie Connor, Harper Collins)

Pouquíssimas pessoas pensam sobre isso, mas as penitenciárias femininas existem e, lá dentro, mulheres grávidas dão à luz a seus filhos. O que fazer com a criança nesse momento? Em um cenário muito distante do vivido nos presídios brasileiros, a obra de Leslie Connor propõe uma solução diferente: Perry Cook, nascido dentro de uma instituição penal mista de baixa segurança, nos Estados Unidos, é mantido perto da mãe, uma detenta, por anos. Tudo graças à ajuda da diretora da cadeia, que acreditou nessa como a melhor solução para o caso.

Até que um novo promotor de justiça chega à cidade, descobre que uma criança vive na cadeia e decide tirá-la de lá – além de adiar o direito à liberdade condicional da mãe de Perry por causa da situação.

Todos de pé para Perry Cook é simplesmente encantador: está cheio de momentos inspiradores desse garoto de apenas 11 anos, que quer apenas ter o direito de ficar ao lado da mãe (na página 106, por exemplo, ele pensa antes de perder a paciência com tudo e com todos: “Procure entender antes de procurar ser entendido”).

Mas a história também me fez pensar: o orfanato ou a casa de um parente é o melhor destino para o filho de uma presidiária? É claro que tudo depende do crime cometido, da situação da família que poderia cuidar da criança, enfim, de zilhões de fatores. Mas será que não temos no Brasil presidiárias/mães que teriam mais condições de recuperação e inclusão na sociedade se convivessem de forma mais digna com seus filhos?

Não tenho a resposta nem entendo nada do assunto, mas sinto falta de os governos olharem com mais atenção para esse lado feminino dos presídios.

Drauzio Varella, continuo aguardando com ansiedade por seu próximo livro, que falará justamente sobre as detentas.

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s