Canto dos malditos (Austregésilo Carrano Bueno, Rocco)

Há pouco tempo assisti ao filme Nise – O coração da loucura, que imediatamente me fez lembrar do livro Canto dos malditos. Não, livro e filme não têm qualquer conexão (Canto dos malditos inspirou outro longa: Bicho de sete cabeças, com Rodrigo Santoro). Mas eles possuem muito em comum: a internação de pessoas consideradas loucas, insanas, fora dos padrões aceitos pela sociedade.

Canto dos malditos é uma autobiografia: aos 17 anos, em 1974, Austregésilo foi internado em um hospital psiquiátrico pelo pai, que havia encontrado uma trouxinha de maconha nas coisas do filho. A partir desse fato, ele narra os horrores vividos durante a internação, incluindo um local do hospital conhecido como canto dos malditos.

Fiz uma busca rápida em livrarias online e parece que a obra já não está mais disponível para venda. Mas vale muito procurar em bibliotecas e sebos: você vai sair do seu mundinho perfeito, onde (acredite!) tudo está bem.

Não sou grande conhecedora da realidade do tratamento em hospitais psiquiátricos nos dias de hoje. Aliás, está aí um assunto que a sociedade prefere fingir que não existe. Gostaria de ver mais reportagens sobre a questão. Acredito que devem existir instituições sérias, mas custo a crer que casos como os relatados em Canto dos malditos não aconteçam mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s