Roberto Civita: o dono da banca (Carlos Maranhão, Companhia das Letras)

Livros podem nos levar a diferentes estados de alteração emocional. E isso inclui a decepção ao encontrar erros inaceitáveis. Ainda mais quando se trata de uma obra escrita por um jornalista consagrado sobre alguém que foi um dos maiores empresários do mundo da comunicação no Brasil.

Até agora, li cerca de 50 páginas de Roberto Civita: o dono da banca. E uma surpresa bastante desagradável apareceu na página 45, que dá início ao capítulo chamado 7 de dezembro de 1947. O segundo parágrafo diz: “A cerca de 8 mil quilômetros dali, o Japão desfechara um devastador ataque-surpresa em Pearl Harbor, base naval americana na ilha de Oahu, no Havaí. Era pouco antes das oito da manhã no horário local, começo da tarde na Costa Leste americana (…).”

Erros acontecem, especialmente os de digitação. Mas é difícil aceitar que uma editora como a Companhia das Letras e que um jornalista como Carlos Maranhão tenham deixado passar que Pearl Harbor aconteceu em 7 de dezembro de 1947 (para quem não sabe, o fato se deu em 7 de dezembro de 1941, levando os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundial – que acabou em 1945, dois anos antes da data citada no livro).

Estou reunindo forças para seguir em frente na biografia de Roberto Civita (muito mais pela minha paixão por revistas – e pelo fato de eu ter trabalhado na Editora Abril enquanto ele ainda atuava na presidência do grupo – do que pelo livro em si). Triste ver esse erro em algo que era para ser de tanta qualidade jornalística – ao menos pelo lado de checagem e apuração de informações. Triste!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s