Os lobos dentro das paredes (Neil Gaiman, Rocco)

O que existem nas paredes da sua casa? Tijolos e concreto? Se você prestar bem atenção talvez não seja só isso! Ao menos depois de ler Os lobos dentro das paredes e conhecer a adorável personagem Lucy.

Escrita por Neil Gaiman (o mesmo autor de Coraline), essa história infantil se baseia na seguinte frase: se os lobos saírem de dentro da parede está tudo acabado. Lucy só descobre a tal frase depois que começa a desconfiar que lobos moram mesmo dentro das paredes da casa onde ela vive com os pais e o irmão. A família não dá bola para os alertas de Lucy e todos sempre respondem com a mesma frase, um tipo de ditado popular, quase em tom de brincadeira e deboche com a garota. Até que os lobos de fato saem das paredes! E apenas a coragem de Lucy se torna capaz de levar a família de volta para dentro da própria casa.

Por que estou falando desse livro? Conheci a história há poucos dias, em uma oficina de escrita criativa com o autor de livros infantojuvenis Claudio Fragata. Falávamos sobre o quanto o tema do terror é do interesse das crianças. E Os lobos dentro das paredes serviu de exemplo. Não resisti, comprei o livro e o devorei em minutos.

Existem mil relações a serem feitas: os lobos nas paredes podem ser os medos mais imaginários de qualquer criança; ou representar grandes tragédias que invadem a vida de forma totalmente inesperada. Todas essas hipóteses são válidas – e você pode pensar em várias outras enquanto lê. Mas o fato é que a delícia do livro está nas palavras bem escolhidas (os lobos faziam ruídos farfalhantes, crepitantes, amarrotados), no tom de humor (há lobos dando festa, criando buracos nas roupas dos humanos para passar o rabo) e no ato surpreendente de coragem de uma garotinha decidida a ter o que deseja – a casa de volta, a vida como era antes.

Sente com uma criança e façam, juntos, a leitura de Os lobos dentro das paredes. Vocês dois vão adorar a história e se divertir com as sensacionais ilustrações de Dave McKean.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s