O evangelho segundo Jesus Cristo (José Saramago, Companhia das Letras)

Faz muito anos que li este livro. Mas, ainda hoje, é o meu preferido de José Saramago e um dos meus favoritos entre tudo o que já li. Uma obra que obriga o leitor a se livrar de qualquer dogma que traga consigo. E, acredite em mim, vale muito fazer isso!

Como todo livro de Saramago, não é uma leitura simples (o português de Portugal é a parte mais fácil, perto de desafios como a não diferenciação visual de narrativa e diálogo). Mas a proximidade que a maioria das pessoas possui com o tema (o nascimento, a vida e a morte de Jesus Cristo) é o que pode criar a maior dificuldade: Saramago fala aqui de humanidade e não de divindade.

Se você tem receios demais para se iniciar em Saramago com O evangelho segundo Jesus Cristo, comece por outro, como Jangada de pedra. Então, vá ler o que talvez seja o mais famoso dele, Ensaio sobre a cegueira (fama conquistada ainda mais, recentemente, por causa do filme). Mas não deixe, depois, de se por frente a frente às páginas de O evangelho segundo Jesus Cristo. Permita-se essa experiência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s