O pintor debaixo do lava-loiças (Afonso Cruz, Peirópolis)

Que título esquisito… E que capa estranha! Foram esses meus primeiros pensamentos ao dar de cara com O pintor debaixo do lava-loiças. Resolvi ler por se tratar de um autor português, o que automaticamente me lembra os melhores momentos que passei na companhia dos livros de José Saramago. Que bom que a nacionalidade de Afonso Cruz me levou a isso!

Quer saber quem é esse pintor que fica debaixo de uma pia? É Jozef Sors, um personagem meio inventado e meio real – foi inspirado na história verdadeira dos avós do autor, que, em plena Segunda Guerra Mundial, esconderam um pintor judeu eslovaco embaixo da pia da casa onde viviam em Portugal.

Quem é atraído de forma incontrolável por histórias do holocausto (como eu, muito provavelmente pelo choque que esse pedaço da trajetória da humanidade não cansa de me trazer) poderá acompanhar um ponto de vista diferente nesse livro: a visão de quem sobreviveu sendo judeu em um país europeu que não aparece nos capítulos dos livros de história sobre esse assunto – Portugal. Um jeito diferente de acompanhar a tragédia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s