Diário de um banana – Vai ou racha (Jeff Kinney, V&R)

Você se acha um leitor seletivo e nem passa perto de livros infantis como os da série Diário de um banana? Pois não sabe o que está perdendo! As aventuras de Greg Heffley, o Banana (personagem principal da série que acaba de lançar o volume 11 – Vai ou racha), não se tornaram um fenômeno mundial por sorte: esses livros são, atualmente, o melhor chamativo para uma criança se iniciar no mundo da leitura e criar o hábito para a vida adulta – os já crescidos que dizem não ter paciência para encarar os clássicos da literatura também poderiam começar dando uma chance ao Banana.

O segredo do sucesso? A união de uma ideia de narrativa genial e, ao mesmo tempo, simples: um garoto, com o qual qualquer criança se identifica, que expõe todos os problemas, inseguranças, sonhos e maluquices para o próprio diário. Greg é um menino comum retratado no texto objetivo, escancarado e cheio de humor do autor Jeff Kinney – que ainda deixa tudo mais divertido com os desenhos que ele mesmo faz, no melhor estilo homem palito.

É admirável a capacidade de Jeff Kinney de se aproximar do universo das crianças. No meu exercício diário com a revista Recreio, ao longo dos últimos quase 9 anos escrevendo para esse público, aprendi que é muito mais difícil encontrar a linguagem correta de texto para conversar com quem tem 8 anos do que com quem tem 40 anos. Mora nessa sutileza a maior parte do talento de Jeff.

Mas manter uma série de livros com o mesmo ritmo de sucesso por tanto tempo não é nada simples. Tanto que o penúltimo volume, Bons tempos, tinha perdido um pouco do encanto. Mas a genialidade capaz de arrancar gargalhadas de qualquer marmanjo está de volta em Vai ou racha. Afinal, quem além de Greg seria capaz de inserir George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, em um dos melhores momentos de humor de um diário infantil?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s