Na pele de uma jihadista (Anna Erelle, Companhias das Letras)

Nem tudo o que lemos é incrível. E este é o caso: Na pele de uma jihadista tem um ótimo título e uma linha fina ainda melhor – “a história real de uma jornalista recrutada pelo Estado Islâmico”. Bem chamativo, não é? Para mim, uma jornalista que ama o gênero livro reportagem, uma compra certa em qualquer livraria!

Mas o conteúdo decepciona. São páginas e páginas descrevendo o tal recrutamento, que demora demais em ocorrer. A impressão é de que, apesar de ser uma boa história, o que aconteceu não era o suficiente para se tornar um livro consistente. Ficaria melhor, na minha opinião, como uma reportagem em primeira pessoa para uma revista.

É fato que a jornalista francesa de nome fictício Anna Erelle se deixou envolver por um membro do Estado Islâmico, em conversas iniciadas via redes sociais, como forma de apuração sobre a organização terrorista. A apuração acabou se transformando na reportagem em si até um ponto em que Anna precisou fazer uma escolha: recuar e preservar o direito de continuar a vida em paz; ou passar dos limites no contato com o terrorista e ter que encontrar uma forma de ficar viva depois disso.

Você já deve estar imaginando o que aconteceu: ao optar pelo segundo caminho, Anna passou a viver escondida e é obrigada a usar o pseudônimo. Quanta coragem, não é? Será mesmo? Coragem ou ambição jornalística além da conta? Até que ponto o ego do jornalista o coloca em situações desnecessárias?

Não tenho dúvidas de que a jornalista francesa fez um maravilhoso trabalho ao conseguir manter contato, mesmo que de forma disfarçada, com um terrorista real. Mas ela já tinha uma reportagem incrível em mãos quando deu o passo sem volta. Hoje, Anna corre risco real de morte. E já não tem a mesma inserção em trabalhos investigativos sobre o Estado Islâmico, algo tão relevante no mundo de hoje, especialmente para a França, seu país de origem. A escolha vista como corajosa pode ter se tornado, nesse caso, um desserviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s